Geriatria | Prática Ortomolecular | Longevidade Saudável

Emagrecimento - Hipotireoidismo

Emagrecimento

O hipotireoidismo ocorre quando a glândula da tireóide fica preguiçosa e passa a trabalhar inadequadamente e os principais sintomas são:

• fadiga e letargia
  • cansaço
  • aumento de peso
  • voz rouca
  • fraqueza muscular
  • rosto inchado
  • sensibilidade ao frio aumentada
  • queda de cabelo e unhas fracas
  • constipação
  • depressão
  • dificuldade para engravidar

Com o metabolismo desequilibrado, o corpo não consegue queimar a gordura com eficiência.
Os hormônios produzidos pela tireóide regulam o balanço energético do organismo. Sendo assim se a glândula não trabalha na sua totalidade há uma queda na capacidade do corpo em gastar energia, o que resulta num acúmulo de gordura corporal.

O diagnóstico é feito através da evolução dos sintomas dos exames de ultra-som da glândula e de exames de sangue específicos através dos quais é avaliada a dosagem do hormônio tireotrófico (TSH) e o T3 e T4 livre.

O TSH é secretado pela Hipófise e estimula o funcionamento da glândula. Já o T3 e T4 são produzidos pela própria tireóide. No hipotireoidismo, o TSH está aumentado e o T3 e o T4 livre está muito baixo. Alguns pacientes podem não apresentar sintomas e ter uma forma branda da doença.

O tratamento consistem em tomar diariamente, via oral e em jejum os hormônios T3 e T4 bioidênticos para equilibrar os níveis hormonais e fazer com que o organismo volte a funcionar normalmente.

Dez dias depois de iniciar o tratamento já é possível sentir alguma melhora em relação à fadiga. Para que haja a perda de peso é necessário um tempo maior de até alguns meses, para que o organismo se equilibre novamente.

O tratamento não pode ser interrompido sem alta médica.

Na consulta inicial é realizado o diagnóstico dos hábitos e tratamentos anteriores do paciente.

São solicitados exames de laboratório (sangue) e um exame de bioimpedância feito no próprio consultório para analisar a taxa metabólica basal, IMC, quantidade e localização de água, músculos e gordura no corpo.

Ao retornar com os exames, já é possível avaliar o Perfil Hormonal Individual e saber se é necessário fazer a modulação Hormonal Bioidêntica.

Quando se consegue equilibrar os hormônios ajusta-se a dieta que pode ser personalizada. Quando necessário se faz o uso de algumas medicações.

Conseqüentemente o resultado do emagrecimento é eficiente e duradouro. Nossa clínica é preparada para oferecer aos nossos pacientes também a parte estética com tratamentos atualizados e aplicações de enzimas.